o Podcast do Diego Barreto no Flow e achei incrível o processo interno de inovação dentro do Ifood. Até mesmo o famoso clube de assinaturas, aquele que faz a gente se sentir “burro” de não assinar, levou anos para se tornar sustentável.
Um amigo me contou (então acho q é mentira) que em uma iniciativa interna do Ifood tentaram usar IA para gerar fotos de pratos. O problema? As imagens ficavam tão diferentes do que realmente era entregue que aumentaram a insatisfação dos consumidores. Resultado: projeto engavetado.
Foi aí que decidi encarar esse desafio de outra forma, será q tem como gerar imagem de ia, sem parecer q é imagem de ia?
Criei uma solução que melhora a foto sem mudar o prato: ajusta luz, cor e composição, mantendo fiel o formato, a porção e os ingredientes.
O resultado? Mais apetite visual, com a mesma entrega real.
O mais complicado foi conseguir montar um fluxo que mantém a consistência da imagem original, manter os mesmos ingredientes e características da imagem principal. E principalmente evitar o "Filtro" que imagens geradas por inteligência artificial normalmente tem.
Ainda não está perfeito, mas ta sendo bem divertido contornar os problemas de gerar imagem com IA.
Está disponível gratuitamente para uso: www.fotodecomida.com
Fontes de pesquisa:
https://www.researchgate.net/publication/391902235_The_Influence_of_Food_Presentation_and_Photography_on_Restaurant_Sales_and_Customer_Preferences
https://claid.ai/blog/article/impact-of-visual-content-on-food-tech/
https://squareup.com/us/en/the-bottom-line/reaching-customers/food-photography-boost-sales
Ander